Novamente fiquei alguns dias sem aparecer aqui. O tour que estou fazendo é muito difícil de descrever, porque ele basicamente se dá na paisagem. Como as fotos são frustrantes por não representar a beleza da paisagem, então fico sempre sem muito estímulo para escrever.
Estamos bem na fronteira da China e durante este tempo continuamos na região mais preservada, em todos os sentidos, no norte do Vietnã. Preservada ambientalmente, mas também culturalmente. O final de semana foi festivo em todos os lugares por onde passamos em razão do Dia do Trabalho.
Hoje estamos Lang Son. No trajeto, além da paisagem característica do Vietnã que nos acostumamos a ver nos filmes da guerra, passamos pelas cachoeiras de Ban Gioc e Detian, que ficam na fronteira entre Vietnã e China. Por alguns momentos estivemos em solo Chinês.
Estou escrevendo hoje desta cidade muito interessante que é Lang Son para não ficar muito tempo sem dar notícias. É que amanhã a programação envolve ir até um pier na Baia de Ha Long, onde apanharemos um barco para um cruzeiro e dormiremos nele. Não teremos, então, qualquer comunicação pela falta de luz e wi-fi. Vou ficar incomunicável por 24 horas. Claro que sempre sobrará o acompanhamento pelo spot (caso eu lembre de levar comigo).
As fotos não quiseram ir. Então quem sabem em Hanoi eu consiga...
Abraços.
Entendo perfeitamente o que o amigo está sentindo. Tem lugares que a beleza é tanta que nem o relato, nem as fotos serão fiéis. Melhor nada dizer. Depois, com um bom vinho, uma boa comida, quem sabe vem a inspiração para uma descrição com mais fidelidade. Beijo.
ResponderExcluir