Powered By Blogger

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

COLONIA DEL SACRAMENTO - PUNTA DEL ESTE

Caros amigos seguidores,

Hoje uma viagem muito tranquila. Cento e trinta quilômetros até Punta Del Este, o que permitiu um passeio adicional pelo centro de Montevideo. 
Instalados no hotel, saímos para um tradicional passeio a pé pela orla e depois um passeio pela famosa Gorleros. Recebemos agora a notícia de que Paulo Cezar conseguiu passar cedo para o Uruguai, via Buquebus, e está vindo para Punta. Esperaremos um pouco para ver se conseguimos jantar juntos novamente.
Bem, sobre Punta del Este não há nada que precise ser dito. Eu adoro este lugar e venho e virei sempre que puder. Estar aqui já uma indescritível sensação. Lembro que conhecemos este lugar em uma viagem que fizemos com Narcisio, Dirlei e Juliana. Eles devem recordar que foi amor a primeira vista e, naquela oportunidade, afirmei que teria um lugar aqui por algum tempo. Isso aconteceu. Durante boa parte da infância e da adolescência dos meninos, este foi o destino de nossa férias de verão. 
Esta parada é a última da parte internacional. Daqui seguiremos direto para casa (claro que com uma escala em algum lugar). Ainda que tenhamos dois ou três dias, vou encerrar aqui as postagens do tour. Talvez volte para publicar algum comentário ou alguma foto que eu entenda que deva ser publicada. 
Quero agradecer muito a companhia de todos. 
Algumas poucas fotos tiradas durante o passeio no final de tarde.









segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MAR DEL PLATA - COLONIA DO SACRAMENTO

Caros amigos seguidores,

Ainda ontem, como despedida (mais uma vez), jantamos com Paulo Cezar e Rosana, que permaneceram hoje em Mar del Plata, no restaurante Alito. Recomendação oportuna do pessoal do Hotel Facón del Mar. 
Hoje saímos por volta de 8,00 horas em direção a Buenos Aires, quase que totalmente por autopista. Nosso propósito seria apanhar o Buquebus no horário das 17,45 h ou, se não conseguíssemos, tentaríamos o das 20,30 horas. No entanto, a entrada na Capital Federal dos argentinos foi tão tranquila que conseguimos apanhar o das 15,30, adiantando muito nossa chegada a Colonia del Sacramento. Ficamos surpresos pelo hotel que conseguimos hoje. Um dos mais baratos da viagem e seguramente um dos melhores. Hotel Real Colonia. Fica na parte mais nova da cidade e é, portanto um hotel bem novo. 
Registro que fiquei impressionado com o crescimento e a sofisticação de Colonia. Nem faz tanto tempo assim que passei aqui e já a encontrei modificada para muito melhor. Ainda a mesma calma e a mesma sensação de cidade pequena, mas muito melhor. 
Um chopp da La Pasiva e seu indefectível "pancho"a título de almoço, ainda que tenha sido quase entrada do jantar. Depois um cordeiro e um vinho Tanat reserva. Uma longa caminhada e volta ao hotel.
O final da tarde proporcionou belos quadros enquanto passeávamos. Mais uma vez, gostaria que as fotos representassem melhor. De qualquer forma, seguem algumas.
Beijos e abraços.










domingo, 18 de fevereiro de 2018

BAHIA BLANCA - MAR DEL PLATA

Caros amigos,

Saímos de Bahia Blanca antes mesmo do horário programado. Aproveitamos o tempo ganho para aumentar um pouco a viagem e conhecer no caminho as praias de Monte Hermoso e Necochea. Choveu bem durante a noite e saímos de Bahia Blanca com as capas de chuva para não sermos pegos desprevenidos no trajeto. Alguns poucos pingos nos acompanharam até Monte Hermoso. Nesta cidade, no entanto o vento foi forte durante a noite e encontramos muitas árvores caídas e a cidade um pouco assustada com o ocorrido. Um balneário muito simpático calmo. Mais adiante a cidade de Necochea que também tem um balneário mas que é uma cidade já bastante grande para os padrões das cidades argentinas. Esta entrada já nos tomou bastante tempo, apesar da entrada ser muito menor em quilometragem. Também a essa hora o calor já era considerável.
Chegamos por volta de 16,00 horas em Mar del Plata, a tempo de ainda curtir o final da tarde e a noite. 
Registro que apesar de nunca levar muito em consideração a opinião de outros viajantes - e pelo mesmo motivo nunca ousar "recomendar" nada sobre viagem - aconteceu de eu ter criado um preconceito com relação a Mar del Plata. Nunca ouvi falar bem desta cidade. Ao contrário, todas as referências sempre foram negativas. Por isso, nunca a tive como um destino turístico. Passei várias vezes pela região e descartei fazer a pequena volta para conhecer esta ponta da Argentina. Estava errado! Uma cidade grande, com muitos teatros, museus e atividades culturais dos mais diversos tipos. Música pela rua todo o tempo. Gastronomia qualificada, especialmente em tema de frutos do mar. Enfim, um arrependimento pelo tempo que demorei para chegar aqui. Acho que voltarei mais vezes e nas próximas para ficar bem mais tempo. A cidade merece! Eu também!
Paulo Cezar e Rosana adiantaram um pouco a viagem e chegaram por volta de 20,00 horas. Contatos pelo Whats e terminamos jantando juntos no Parque do Porto. Um bom Torrontes emoldurou uma paella primorosa.
Hoje foi dia de caminhada "dura". Saímos muito cedo do hotel e fizemos um percurso longo a pé.
Agora descanso no hotel para enfrentar outra noite gastronômica e amanhã partir em direção norte. Nada definido sobre o próximo destino. Contarei!
Beijos e abraços.
Fotos tiradas em Monte Hermoso e Mar del Plata. 

Três primeiras fotos: Monte Hermoso



A partir daqui Mar del Plata










Foto tirada de distância superior a 2 Km. Acaso!

Brincando de coleções





sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

NEUQUÉN

Caros amigos seguidores,

Ontem fizemos o trecho entre San Martin de Los Andes e Neuquén. Teríamos mesmo que fazer essa "escala" em Neuquén para não ficar muito longa a viagem até Bahia Blanca e, depois, Mar del Plata.  Grande parte desse trajeto já havia feito quando estive de carro na região em 2013. 
Ocorre que precisava mesmo revisar a moto e a revenda mais próxima era mesmo a tal Cardasco Austral, que tem loja nas proximidades de Buenos Aires e Neuquén. Isso terminou facilitando para ficarmos na cidade polo e Capital de Provincia.
Em uma das paradas para descanso, em Choel Choel um boliviano chamado Alexander Rodriguez que está fazendo uma viagem longa por estas bandas. Estava voltando do Ushuaia e ia em direção a Buenos Aires, onde encontrará  mulher e filho, que estão vindo para "uma visita". Depois ele continua viagem solo passando por Florianópolis, onde o estaremos esperando. Depois voltará por Foz do Iguaçu e Paraguai, seguindo até em casa. 
Primeiro, foi interessante que marquei hotel pelo Booking e programei o GPS para ir direto para a revenda BMW. Como estava fechado o estabelecimento e só abria 16,00 horas, sendo que cheguei 14,00 horas, disse para e Heloisa que verificaria a localização do hotel e, se fosse o caso ela iria de taxi e eu ficaria esperando abrir a oficina, faria a revisão e iria depois. Surpresa foi quando vi que o hotel marcado estava a duas quadras dali. Então fomos para hotel, descarreguei a moto e voltei na hora da abertura.
A revisão foi uma novela. Pouco minutos antes de abrir a oficina, a luz terminou em toda a cidade. Então eles me disseram que não poderiam fazer a revisão pela falta de luz. Como estava iniciando o turno de 4 horas, deixei a moto esperançoso com a volta da luz. Dentro de meia hora a luz voltou no hotel a nas lojas em que estive durante uma caminhada. Pensei, amanhã poderei sair cedo em direção a Bahia Blanca. Por volta de 19,15 cheguei na concessionária e, surpresa maior, a luz não havia voltado até aquela hora naquele setor. Um senhor que me atendeu desde o primeiro momento me sugeriu que voltasse hoje, 9,00 horas, para apanhar a moto. Eu disse que esperaria até 20,00 horas na esperança de que o sistema estivesse recomposto. O que estava faltando era conectar minha moto com o sistema da BMW para enviar os dados da revisão e preservar a garantia. Me lembrei de contar a esse senhor que no Deserto da Namibia, meus amigos da MotoXplorers fizeram a conexão de uma moto em notebook e resolveram um problema grande em dita motocicleta. Com base nisso, sugeri que eles fizessem um backup em um notebook e no dia seguinte enviassem os dados para a BMW. Então ele me respondeu que era vendedor e não entendia nada disso, insistindo que eu voltasse no dia seguinte. Disse a ele que um bom vendedor deveria, sim, saber sobre tudo isso e que ele, no mínimo, já deveria ter chamado o chefe da oficina já que não sabia. Foi ele, irritado com minha ponderação, buscar o chefe da oficina. Repeti a sugestão. Ele me disse que não tinha notebook, porque isso não há necessidade de ter um. Ri! E dias como hoje, perguntei. Ele disse que, ademais, nunca tinha pensado na hipótese. Resumindo: toda a tecnologia BMW se resolveu no prosaico papel. Pedi que ele firmasse o manual do proprietário e me mandasse a fatura da revisão. Pronto! Estou garantido! Dir-se-ia em São Borja: "muito berro e pouca lã"! Eis a frescura BMW! Fico pensando, o que adianta os engenheiros pensarem e executarem um projeto todo informatizado se não há treinamento para os jurássicos (o que está de acordo com Neuquén, né não?) que estão na ponta do sistema possam resolver rápida e eficazmente um simples problema.
Hoje, com a moto revisada e não conectada, saímos cedo para Bahia Blanca, onde nos encontramos agora. Saímos já com praticamente 30 graus e chegamos em Bahia Blanca com 38,5 graus, enfrentando a média de 37 durante o trajeto.
Novamente no Hotel Argos! Seguiremos amanhã para Mar del Plata.
Fotos sem grandes emoções e poucas do trajeto entre San Martin de Los Andes e Neuquén e o registro do termômetro da moto próximo do final da viagem. Para não dizer que não falei de fotos.
Beijos e abraços.







quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SAN MARTIN DE LOS ANDES

Caros amigos seguidores,
No dia de ontem ficamos em San Martin de Los Andes passeando lentamente e aproveitando a calma agitada do lugar. Calma porque é uma cidade pequena em que os veículos circulam lentamente. Qualquer um pode atravessar a rua onde e quando queira que os carros param e dão total prioridade ao pedestre. Agitada porque à noite há um show em cada esquina: música, mágica, dança...
Ficamos no mesmo hotel da viagem de 2013. Hotel Le Chatelet. Um excelente hotel. Atendimento primoroso. Decoração muito agradável.
Encontramos o Paulo Cezar e a Rosana para jantar. Jantamos no PUB Dublin. Uma tábua de defumados acompanhada de cerveja artesanal. Excelente!
Não tiramos fotos da cidade. Por isso, publico aqui algumas fotos tiradas no caminho entre Villa La Angostura e San Martin de Los Andes. Uma estrada maravilhosa que passa na chamada região dos sete lagos.
Abraços e beijos.









SAN CARLOS DE BARILOCHE - SAN MARTIN DE LOS ANDES

Caros amigos seguidores,

No dia 12, em Bariloche, podemos dizer que a tarde ficou, como se diz em pacotes turísticos, "livre para compras". Jantamos no Família Weiss, que continua sempre muito bom. Aproveitamos para comemorar o aniversário da Rosana com um bom Caballero de la Cepa, Pinot Noir. 
Dia 13 saímos de moto do hotel e fizemos um recorrido sugerido pelo mapa turístico do hotel e terminamos chegando por volta de 11,30 no Porto Pañuelo, onde apanhamos um barco para um passeio a Puerto Blest e Lago Frias, com direito a uma imagem fantástica do Cerro Tronador, que fica na divisa entre a Argentina e o Chile e é a montanha mais alta da região. O passeio foi cansativo, porque chegamos de volta ao Puerto Pañuelo por volta de 20,00 horas e ainda enfrentamos um engarrafamento considerável até o hotel. 
Em razão da programação, jantamos na frente do hotel e nos despedimos, uma vez que na manhã seguinte seguimos para San Martin de Los Andes, cada um no seu horário.
Faço o registro até para me lembrar que o Hotel Gran Bariloche, apesar da excelente localização, é uma verdadeira "trampa". As fotos que aparecem no Decolar nada representam desse velho e mal conservado hotel. No apartamento do lado, um cheiro insuportável de fumo, sem que fosse avisado que estávamos em uma área de fumante (se é que estávamos). No checkout o recepcionista graosseiro e mal informado criou todos os problemas para fechar a conta. Simplesmente ridículo!
Seguem algumas fotos do passeio pelos Lagos Nahuel Huapi e Frias e algumas do passeio pelo entorno de Bariloche.
Beijos e abraços.