Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Segundo dia pela manhã - detalhes ainda sem a primeira viagem


O Narcísio tem razão em seu comentário. A capital da Islândia é uma pacata cidade. Aliás, a Islândia é um país muito pacato. A população total é de cerca de 315.000 habitantes e destes, como já disse anteriormente, cerca de 200.000 vivem na Capital ou seu entorno.
Eu estou parando em uma das cidades satélites de Reykjaviki, que se chama Hafnarfjdur (embora o “d” não seja exatamente assim, mas como não achei nos caracteres especiais, vai assim mesmo), que fica cerca de 10 Km do centro da capital. Como o trânsito é fluente dentro de poucos minutos de ônibus se vence essa distância. Aliás, é curioso que o ônibus passa nas paradas obedecendo inclusive os segundos. Em alguns momentos ele fica parado esperando o exato momento da partida.
Em algumas ruas do centro a velocidade máxima é de 30 Km/h e é absolutamente respeitada, tenha ou não pedestre (que sempre tem preferência nesse caso) nas proximidades.
Na segunda guerra mundial a Islândia foi uma importante base inglesa de submarinos. Durante a guerra fria, foi importante base militar americana. Mesmo sem saber, já deu para sentir isso na chegada, no aeroporto. Toda a configuração da pista é típica de base aérea. Os Estados Unidos somente abandonou essa base em 2007.
A influência desses dois períodos é marcante por aqui. Primeiro nas construções, depois nos carros de perfil majoritariamente americano (muitos ainda mais antigos e transformados em algo parecido com aqueles “monsters” de competição – pouco menos exagerado), e, pior, na alimentação (é impressionando a quantidade de restaurantes “fast food”).
Devo ressaltar, no entanto, que a comida típica islandesa é excelente. Muito peixe. A carne vermelha é majoritariamente de cordeiro, pois é local onde existe a maior criação de ovinos, considerado proporcionalmente. Ontem almocei em um restaurante no centro, assim como nossos por quilo só que por porção servida pela atendente, e foi excelente: batata doce frita, um arroz parecido com o à grega mas muito melhor, berinjela com um molho de nata azeda com romã e um salmão grelhado da melhor qualidade.
O solo é formado basicamente por lavas de vulcão e, por isso, pode-se dizer sem árvores. São poucas as frutas produzidas aqui, quase todas são importadas, mas as que eu tenho comido no café da manhã são excelentes (nunca comi melão melhor).
Por fim, é talvez um dos países mais caros da Europa. Fico aqui neste comentário para não ter que fazer cálculo,..
Hoje começa o tour de moto. Faremos uma viagem curta e voltaremos para pernoitar no mesmo hotel onde estamos. É uma estratégia usada em todas a viagens pela motoxplorers. Um viagem curta e nas condições que se enfrentará nos dias seguintes para que todos se acostumem ao equipamento. Amanhã seguiremos para o interior.
Ficou definido que pilotarei mesmo uma G60Gs Sertão, Do Brasil para o mundo. Estava mesmo curioso para saber dessa moto, mas terminei lendo a última edição da revista Motociclismo (175), p. 112 e fiquei em dúvida sobre se foi um bom negócio... O tempo dirá! Aliás, interessante é que as motos foram distribuídas de acordo com a “antiguidade” na compra do pacote e, como já disse anteriormente, fui o último, e as modelo Sertão foram as últimas escolhidas. Os primeiros (todos) escolheram a tradicional F650Gs. Depois eu conto...

3 comentários:

  1. Querido Brandão. Estamos curiosos para ver as tuas impressões da primeira incursão no solo vulcânico. Quanto à comida, inspirados na tua viagem, amanhã à noite receberemos uns amigos com quarto de cordeiro assado ao molho de vinho tinto num leito de polenta e com um vinho que já conheces da última. De sobremesa, petit gateau, com sorvete de creme e calda de morango. Fiz academia extra hoje à noite para compensar o exagero por antecipação. Que os deuses do norte e das lonjuras te protejam. Aguardamos a partida para subir definitivamente na garupa. Grande beijo. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca. Viste que falei em um cordeiro de ontem, mas nada se compara com os jantares da casa do amigo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo...Que viagem maravilhosa ......Estamos acompanhando tudo por aqui.Quando puder manda mais fotos,tudo muito lindo por ai....Um forte abraço....PARDAL E MAIRA

    ResponderExcluir