Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Já no Brasil!

Caríssimos amigos,
Estamos agora no Brasil, em Cruz Alta. Neste últimos dias, como havia anunciado, fizemos alguns trechos bem longos. O primeiro entre San Martin de Los Andes e Santa Rosa (La Pampa), com 1.150 Km. O segundo, entre Santa Rosa e Santa Fé, com aproximadamente 980 Km. O terceiro, hoje, entre Santa Fé e Cruz Alta, passando pela fazenda da minha tia em Santo Antonio das Missões, com 860 Km. Amanhã rumamos para Rancho Queimado. 
Talvez eu volte para fazer uma publicação final. No entanto, desde logo, agradeço a companhia dos amigos, mas faço especial referência a Narcísio e Dirlei que nos acompanharam diariamente e registraram comentários e palavras de incentivo.
Até agora cumprimos 13.000 Km.
Valeu! Foi uma viagem maravilhosa.
Abraços a todos.

domingo, 20 de janeiro de 2013

De El Bolson a San Martin de Los Andes e arredores.

Caríssimos,
No sábado pela manhã saímos de El Bolson em direção a San Martin de Los Andes, passando por San Carlos de Bariloche. O movimento de carros era expressivo e estávamos apreensivos com a possibilidade de não conseguir hotel em San Martin. Nada atrapalhou, no entanto, rever o vale dentro do qual se viaja entre El Bolson e Bariloche. Curvas excelentes! Um verde maravilhoso. Passado Bariloche logo entramos no Parque Nacional Nahuel Huapi e, na sequência, no Parque Nacional Lanin (setor sul). Fizemos desta vez um trajeto pelos parques, diferente daquele que eu havia feito no projeto Rota 40. Fomos pela Villa Traful e passamos toda a extensão do Lago Traful. Na sequência tomamos a estrada que liga Villa La Angustura a San Martin de Los Andes, passando pelo circuito conhecido como caminho dos sete lagos.
Chegamos a San Martin de Los Andes relativamente cedo. Tivemos sorte, no segundo hotel que consultei consegui a vaga. Uma beleza de hotel, bem localizado. Saímos para caminhar pela cidade. San Martin já havia me impressionado na viagem anterior, mas agora estou convencido que é o ponto alto da viagem. Além de uma cidade agradável e bonita, a gastronomia daqui é digna de nota. Além disso, a quantidade de apresentações musicais na rua, com alguns de alta qualidade, fazem a cidade uma festa só. 
Hoje foi dia de passear pelo Parque Lanin, fazer uma caminhada até o pé do Vulcão Lanin e conhecer a nascente do Lago Tromen.
Amanhã iniciaremos a viagem de volta. Estamos longe de casa e faremos a volta com a pretensão de fazer longos trajetos durante o dia. Teremos a partir de agora cerca de 1000 Km/dia. Assim, não sei se terei a possibilidade de publicar relatos neste blog até a chegada no Brasil. Nossa programação é a de chegar na sexta em Rancho Queimado e no domingo em Florianópolis. 
O spot estará ativo. Essa ferramenta falhou durante alguns momentos, mas penso que foi por problema de bateria. Hoje pela manhã coloquei bateria nova e espero que de agora em diante ele volte à normalidade.
Um grande abraço a todos. Voltamos quando possível.
Seguem algumas fotos destes últimos dois dias.














sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Esquel, Los Alerces e El Bolson.

Caríssimos.
Ontem foi um dia sem publicação e sem nem mesmo uma foto. O que ocorreu é que resolvemos ganhar um pouco de tempo e de estrada. Saímos por volta de 7,00 horas de El Calafate e viajamos até Esquel. Foram cerca de 1200 Km, sendo que aproximadamente 550 Km foram de rípio e, pelo menos, 130 Km de estradas muito ruins. Mais do que isso, o estresse ficou pela possibilidade de falta de combustível no caminho. Novamente não havia qualquer combustível em Bajo Caracoles, repetindo a dose de quando fizemos o projeto Rota 40. Agora, no entanto, havia pouco combustível. Em Perito Moreno o susto quando não encontramos diesel no YPF. A sorte é que o posto da Petrobras ainda dispunha do suficiente para seguirmos viagem. 
A Presidenta Cristina, volto a repetir, agiu de forma correta quando retomou da Repsol a YPF e o controle dos combustíveis na Argentina. Foi um absurdo o que os Espanhóis fizeram neste país produtor de petróleo. O que enfrentamos é ainda reflexo do tempo do controle espanhol.
O importante, para o caso do relato, é conseguimos chegar a Esquel e encontrar vaga no mesmo hotel que havíamos ficado, Paulo Cezar e eu, dois anos atrás. Estava pilhado e com a adrenalina alta, o que só foi resolvido com uma Quilmes litro que me colocou a nocaute.
Hoje praticamente todo o dia foi dedicado ao parque Los Alerces. Seguramente o parque mais bonito (embora não seja o maior) de toda a viagem. Nem vou fazer mais comentários, porque algumas fotos que vou publicar abaixo mostrarão um pouco dele.
Registro que tomei um banho nas águas do Lago Futalaufquen, cujas águas mantém a temperatura média de 16 graus.
Grande abraço para todos.















quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Desde Ushuaia até El Calafate, com vários pontos intermediários.

Caros parentes e amigos seguidores.
Nestes últimos dias temos falhado: eu e o spot. Eu por ter deixado de publicar e o spot por ter deixado de registrar dois dias inteiros de viagem.
Como havia salientado, sairíamos de Ushuaia em direção ao Chile e assim o fizemos. De Ushuaia fomos para Punta Arenas, mas não o fizemos pela travessia desde Porvenir, mas por terra. Assim, fizemos a saída da Argentina e entrada no Chile em San Sebastián. Fizemos a passagem normal com a balsa em Bahia Azul e rumamos para Punta Arenas. A cidade estava extremamente movimentada por uma visita oficial muito importante. Policiais por todas as partes. Além disso, o assunto mais importante é a matança de cachorros que tem sido operada por pessoas ainda não identificadas o que tem deixado em alvoroço grande parte da comunidade. Passeamos em Punta Arenas, abastecemos e rumamos para o destino do dia que era Puerto Natales.
Chegamos a Puerto Natales no final (meio) da tarde, a tempo de cancelar a reserva do hotel que havíamos feito pelo Booking e encontrar um mais decente. Não somos de refugar qualquer coisa, mas esse era excepcionalmente ruim. Acomodados, fomos passear no centrinho da cidade e jantar.
Durante todo o tempo da viagem temos comido muito bem. Acho que é impossível comer mal no Ushuaia, por exemplo. É preciso muito esforço e certamente com várias tentativas frustradas. Não tenho relatado aqui pratos, salvo aqueles que são excepcionais, como aquele que referi no relato de Bahia Blanca. No entanto, devo registrar um salmão na manteiga que comemos em Puerto Natales, que foi fora de qualquer medida antes estabelecida para salmão. Alguns podem atribuir à fome o registro para um prato tão simples. Mas exatamente naquele dia havíamos comido bem durante o dia e feito lanches de viagem. Logo... O melhor da história foi acompanhar o salmão de um Chardonay Marques de Casa Concha. com oito meses de carvalho, safra 2010, nas condições ideais de temperatura, pelo preço correspondente a R$ 60,00 (acreditem, não é sonho), o que é barato até mesmo no Chile (acho que nem adega da Concha e Toro encontraríamos esse preço).
No dia seguinte, saímos cedo do hotel para explorar o Parque Nacional Torres del Paine. Um espetáculo indescritível. Parece que o tempo para e que ali estão as paisagens que sintetizam todas as grandezas turísticas do mundo. Choveu bastante durante a noite e o dia amanheceu nublado com chuvas fracas irregulares. Durante todo o passeio fomos acompanhados de mangas (como se diz por aqui) de chuvas, sol e nuvens. Nada atrapalhou o passeio. Uma boa surpresa foi saber que na altura de onde termina o passeio, na saída do parque, há uma passagem fronteiriça com a Argentina, que sai acima de Rio Turbio, encurtando muito o trajeto que imaginávamos para El Calafate. Melhor, a fronteira mais sem burocracia que já encontramos. Menos de cinco minutos está tudo resolvido, sem preencher formulário e tudo mais. Quero ver como vou sair da Argentina! Mas isso será um outro capítulo. Entrei e estou curtindo muito. Depois a gente vê....
Ontem, devidamente acomodados saímos para o passeio básico desta graça de cidade que é El Calafate. Compras, cordeiro pagatagônico e passeio até por volta de meia-noite.
Hoje começamos o dia no Parque Nacional Perito Moreno, que eu também já conhecia, mas me deslumbrei novamente junto com a Heloisa. Cerca de dois anos atrás, pouco depois que passamos por aqui, Paulo Cezar e eu, eles ampliaram o sistema de passarelas. Agora se pode chegar muito mais próximo (ou talvez melhor ângulo) do glaciar do que o barco pode chegar. Fiquei com sinceras dúvidas sobre a validade da navegação atualmente, especialmente porque nos miradores das passarelas você pode ficar quanto quiser apreciando o deslocamento das placas de gelo e tudo mais.
Depois seguimos para El Chalten, que eu também não conhecia, uma vez que quando do projeto Rota 40 tivemos que deixa-la de lado porque o trecho até a cidade de Perito Moreno era (e é) o mais complicado de toda a viagem, quer pela distância, quer pela estrada, quer pelo problema de combustível. Uma pequena cidadezinha (assim mesmo), mas que vale pela beleza natural do seu entorno, especialmente pela imponência do Fitz Roy, que é um dos montes mais bonitos da cordilheira.
Vou tentar publicar, aleatoriamente, algumas fotos. Aliás, falando em fotos, devo salientar que um dia publicarei o melhor da máquina da Heloisa que é incompatível com o computador que eu trouxe (eu acho interessante como algumas pessoas ainda acham a Mac é tudo aquilo). As fotos que estou publicando são todas da Go Pro e, portanto, tiradas sem a menor noção de enquadramento. É no chute e na tentativa mesmo.
Um grande abraço para todos.




















domingo, 13 de janeiro de 2013

Pinguins e árvores bandeiras...

Caros seguidores,
Hoje foi um dia muito tranquilo. Fizemos um passeio até a Estância Harberton,  primeira instalada na região e hoje tombada pelo Patrimônio Nacional, e dali fomos de barco até o pinguinário da Isla Martillo. Apesar de já termos contato muito próximo com eles na Peninsula Valdés, a enorme quantidade encontrada aqui torna impressionante a visita, além encontrar outras espécies.
No mais, circulamos de carro por outros caminhos.
Amanhã voltamos para  a estrada e volta a funcionar o spot (espero não esquecer).
Algumas poucas fotos do dia de hoje vou postar abaixo.
Abraços a todos.