Powered By Blogger

domingo, 21 de julho de 2013

PARA FINALIZAR.

Meus caros,
Volto hoje somente para as considerações finais sobre a viagem a Bonito. 
Primeiro, relato que a viagem de retorno foi pelo Estado de São Paulo. Saímos de Bonito em direção a Rio Brilhante, depois Bataguassu (última cidade de Mato Grosso do Sul no trajeto). Passado o Rio Paraná, fomos direto para Presidente Prudente. No dia seguinte partimos para mais 600 Km, a mesma distância percorrida no dia anterior, até Curitiba. No dia seguinte, rumamos para casa. Carlos e Mylene para Blumenau e eu e Heloisa para Florianópolis.
Ficamos todos impressionados com Mato Grosso do Sul. Durante todo o trajeto as melhores estradas foram as daquele Estado. O interessante é que no MS não pagamos nenhum centavo de pedágio e tivemos as melhores estradas. No entanto, no Paraná e em São Paulo, nos quais os pedágios são absurdos de caro, as estradas são as piores. Mesmo entre Ponta Grossa e Curitiba, no Paraná, em que pagamos os pedágios mais caros e que o piso até é bom, o movimento e as obras fizeram com que ali tivéssemos a pior média de velocidade e, por consequência, o trecho mais cansativo.
Também foi marcante o turismo feito em Bonito e região. Há um controle absoluto no número de pessoas que diariamente podem visitar os lugares turísticos. Esse controle e o trabalho dos guias determina que nos rios, cavernas e na própria cidade de bonito não se encontra um único papel no chão.  A limpeza, apesar da quantidade de turistas, é impressionante. Os únicos pontos negativos (agora na minha avaliação) foi a tentativa de colocar uma escada e uma plataforma na Gruta do Lago Azul e um certo amadorismo nas informação fornecidas pelas agências de viagens. Este último ponto, no entanto, não chega a comprometer a qualidade do turismo de aventura, porque um característica principal de todas as atividades que praticamos foi a segurança. O interessante é que a segurança é garantida sem qualquer nível de estresse ou radicalismo. Os equipamentos são todos de boa qualidade e com excelente manutenção e os guias muito preparados.
Por fim, fica o registro do enorme prazer de viajar com Mylene e Carlos. Para muito além de seguirmos juntos um trajeto, também a afinidade se manifesta em todos os momentos da viagem. Boa companhia, bom papo, respeito ao combinado. São companheiros excepcionais. Muito obrigado a ambos pela companhia.
Ainda algumas fotos...









 


segunda-feira, 15 de julho de 2013

RETORNO

Hoje foi mais um dia de muita adrenalina. Pela manhã fizemos arvorismo, Carlos e eu. O melhor arvorismo de Bonito fica no nosso hotel. Por isso, não precisamos sair "de casa" para nos divertirmos muito. O mesmo ocorreu com o boia cross, que o do hotel também é o melhor de Bonito (ou é o único?). Essas fotos vou providenciar em outro momento, porque agora estamos indo jantar para depois arrumar as malas. Sairemos cedo amanhã, porque estamos com diferença de 1,00 hora a menos que no Paraná e Presidente Prudente - SP, para onde iremos amanhã. 
Então, a partir de amanhã pela manhã, o spot volta a ser ativado.
Abraço a todos.

MARAVILHAS QUASE SEM FOTOS

O dia de ontem foi incrível. Primeiro mergulhamos no Aquário Natural e depois, na sequência, fizemos a descida em flutuação pelo Rio Formoso. No final da flutuação ainda havia uma tirolesa com o final na água. O mergulho é interessante em razão da quantidade e da proximidade dos peixes. Dizem os biólogos daqui que eles são tranquilos com a presença humana porque já faz mais de 25 anos que é proibida a pesca e eles não sofrem qualquer forma de agressão humana. Vimos inclusive um dourado muito grande, além da grande quantidade de piraputangas, cascudos, entre outros peixes. O fundo de algas é também muito interessante e diferente, para quem só está acostumado com mergulho de mar.
Depois fomos conhecer o Buraco das Araras. Consta que é a maior dolina da América do Sul e o único lugar do mundo de onde se pode observar o voo da arara vermelha de cima. Ela voam o tempo todo (no horário em que fomos) dentro da dolina e como os pontos de observação estão em lugares altos na borda então é possível ver-se o voo de um lugar mais alto. A quantidade de araras e o plano mais baixo do voo formam um espetáculo impressionante. Além das araras, outra aves também frequentam o lugar. Mesmo que as araras sejam o objetivo principal da observação, o voo das maritacas também é muito bonito visto da mesma perspectiva.
No entanto, se o dia foi muito bom em termos de atividades, o mesmo não ocorreu com as fotografias. No mergulho o problema foi que o tempo estava muito úmido e a água fria e, com isso, a GoPro ficou o tempo todo embaçada. As poucas fotos em que ainda se vê alguma coisa parece que a água está turva (início do embaçamento). Já no Buraco das Araras o "mico" foi maior porque deixei as duas máquinas no hotel. Claro que tem uma explicação: saímos do hotel somente para almoçar e durante o almoço é que decidimos fazer o passeio.
Seuem algumas fotos tiradas durante a manhã de ontem.












sábado, 13 de julho de 2013

Hoje foi dia de visitar a Gruta do Lago Azul e de passear pelo complexo do hotel. Voltei somente para publicar algumas fotos.




Carro alugado para aventuras
















GUAÍRA - BONITO

Saímos de Guaíra por volta de 8,30 horas para um trajeto de aproximadamente 540 Km. O dia colaborou muito. Céu de brigadeiro em quase todo o trajeto e temperatura muito agradável. O trecho de asfalto entre Guaíra e Naviraí estava um pouco complicado e com muito trânsito de caminhão. De Naviraí até Dourados um asfalto de primeira qualidade e com trânsito tranquilo. Quase todas as ultrapassagens nesse trecho foram diretas. Almoçamos em Dourados e chegamos em Bonito 16,00 horas (no horário local).
A paisagem durante todo o trajeto é lindíssima e variada. Grandes fazendas, plantações de cana de açúcar e milho, são predominantes. A vista se estende ao infinito por sobre as coxilhas.   No meu caso, uma vista muito próxima daquela da infância e, por isso, com um sabor especial. Falando em sabor, e ainda lembrando a infância, o jantar teve lambari frito de entrada e traíra assada como prato principal.
Hoje começaremos os turismos naturais que relatarei aqui mais adiante.
Por enquanto, algumas fotos.


Rio Paraná





Chegada no hotel

Nossa cabana