Powered By Blogger

domingo, 21 de julho de 2013

PARA FINALIZAR.

Meus caros,
Volto hoje somente para as considerações finais sobre a viagem a Bonito. 
Primeiro, relato que a viagem de retorno foi pelo Estado de São Paulo. Saímos de Bonito em direção a Rio Brilhante, depois Bataguassu (última cidade de Mato Grosso do Sul no trajeto). Passado o Rio Paraná, fomos direto para Presidente Prudente. No dia seguinte partimos para mais 600 Km, a mesma distância percorrida no dia anterior, até Curitiba. No dia seguinte, rumamos para casa. Carlos e Mylene para Blumenau e eu e Heloisa para Florianópolis.
Ficamos todos impressionados com Mato Grosso do Sul. Durante todo o trajeto as melhores estradas foram as daquele Estado. O interessante é que no MS não pagamos nenhum centavo de pedágio e tivemos as melhores estradas. No entanto, no Paraná e em São Paulo, nos quais os pedágios são absurdos de caro, as estradas são as piores. Mesmo entre Ponta Grossa e Curitiba, no Paraná, em que pagamos os pedágios mais caros e que o piso até é bom, o movimento e as obras fizeram com que ali tivéssemos a pior média de velocidade e, por consequência, o trecho mais cansativo.
Também foi marcante o turismo feito em Bonito e região. Há um controle absoluto no número de pessoas que diariamente podem visitar os lugares turísticos. Esse controle e o trabalho dos guias determina que nos rios, cavernas e na própria cidade de bonito não se encontra um único papel no chão.  A limpeza, apesar da quantidade de turistas, é impressionante. Os únicos pontos negativos (agora na minha avaliação) foi a tentativa de colocar uma escada e uma plataforma na Gruta do Lago Azul e um certo amadorismo nas informação fornecidas pelas agências de viagens. Este último ponto, no entanto, não chega a comprometer a qualidade do turismo de aventura, porque um característica principal de todas as atividades que praticamos foi a segurança. O interessante é que a segurança é garantida sem qualquer nível de estresse ou radicalismo. Os equipamentos são todos de boa qualidade e com excelente manutenção e os guias muito preparados.
Por fim, fica o registro do enorme prazer de viajar com Mylene e Carlos. Para muito além de seguirmos juntos um trajeto, também a afinidade se manifesta em todos os momentos da viagem. Boa companhia, bom papo, respeito ao combinado. São companheiros excepcionais. Muito obrigado a ambos pela companhia.
Ainda algumas fotos...









 


Nenhum comentário:

Postar um comentário