Hoje saímos ainda mais tarde do que ontem. O café somente é servido a partir de 8,00 horas. Como o trecho era bem mais curto, apenas 640 Km até Los Antiguos, não nos apressamos. Após abastecer, a saída efetiva de Esquel foi por volta de 9,00 horas.
A paisagem da viagem ficou por parte da imagem da cordilheira. Em Esquel estávamos logo ao lado dela. No entanto, em razão da pavimentação e talvez por questões políticas, a Ruta 40 foi deslocada mais para o centro do país. A 40 atual nada tem com aquela que o Paulo Cezar e eu fizemos em 2011. Agora está totalmente asfaltada neste trecho e o traçado é completamente outro. A Cordilheira fica bem mais longe. No entanto, nos lugares que aparece sempre é aquele espetáculo.
Mesmo que tivéssemos sido brindados com um dia claro e com sol radiante, com a ajuda do branco gelo, destacando as cores e as linhas da montanha, a chegada em Los Antiguos superou com folga a paisagem da manhã.
Los Antiguos é o local para onde os índios traziam as pessoas idosas quando se aproximava o momento de morrer. Em razão da beleza do local eles acreditavam que os deuses moravam aqui. Os idosos, então, tinham o direito de desfrutar da beleza do local e ficar mais perto dos deuses. Eis a razão nome, segundo, ao menos, uma das versões possíveis. Não tenho certeza sobre isso, mas tenho certeza de que a beleza do local causa um impacto indescritível.
Fizemos uma caminhada de 10 Km logo que chegamos e aproveitamos para conhecer um pouco melhor a cidade. Este era um dos objetivos da viagem. Agora vamos partir para a segunda etapa: amanhã entraremos efetivamente na Carretera Austral. Esse assunto será para os próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário