Powered By Blogger

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

De Neuquén a Esquel

Hoje o dia foi bem mais relax! Somente cerca de 760 km para cumprir, saímos quase 8,00 da manhã de Neuqén, Uma viagem excepcional! 
Primeiro porque eu nunca tinha passado na Patagônia na primavera. Estive por aqui no forte do verão, no outono e no inverno. A primavera, no entanto, é a estação mais bonita por aqui. Especialmente na rota de hoje. No inverno o branco e o cinza predominam na paisagem. No forte do verão o verde prepondera. No outono o verde do verão perde a cor. Agora na primavera as montanhas com seus tons cinza escuro, enfeitadas com o branco da neve nos cumes, ficam emolduradas por flores amarelas que se ressaltam entre outras roxas e cor de rosa, vindo algumas vezes algumas margaridas bem pequenas emprestar a mais fina delicadeza e dar o toque final no embelezamento da paisagem. Os lagos colaboram tomando um tom de azul inesquecível. Inevitável que o número de paradas tenha sido expressivo.
Em uma das paradas, casualmente encontramos um grupo de amigos brasileiros que estão indo ao Ushuaia pilotando motonetas (lambrettas e vespas) antigas. Uma maravilha de encontro. Um longo papo que só findou quando lembramos que ainda tínhamos muito chão pela frente até o final do dia. Aliás, são desses encontros que não terminam, somente ficam suspensos até daqui alguns dias.
Incontornável também foi fazer a tradicional parada em El Bolson. Pena que ter que dirigir impediu de tomar uma maravilhosa cerveja artesanal. Essa cidade deve ser a capital mundial da cerveja artesanal, não só pela quantidade, mas também pela qualidade.
Chegamos em Esquel no final da tarde, embora nesta época aqui a tarde não tenha fim. A noite é que fica clara até mais tarde. Esta vez nem foi preciso procurar hotel. Cheguei direto para o SurSur que foi o hotel no qual ficamos na viagem do ano passado. É um hotel simpático, agradável e confortável. O proprietário viaja de moto pelo mundo e esposa, que o acompanha, é mesmo uma simpatia. Pena que este ano ele não esteja aqui para contar suas histórias de viagem. Está viajando para Buenos Aires. De qualquer forma, está sendo um prazer estar aqui novamente.
Hoje o jantar foi um cordeiro com purê acompanhado de uma excelente IPA também artesanal e local. Depois um sorvete e voltar ao hotel para rever a organização da bagagem porque o frio já nos alcançou. Nada muito forte, mas já não é possível sair no final da tarde sem um abrigo.
Amanhã o trajeto será menor ainda, não passará de 630 Km. Vamos para Los Antiguos e no dia seguinte estaremos na Carretera Austral.
Vou tentar publicar algumas fotos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário