Powered By Blogger

domingo, 23 de setembro de 2012

Valencia

Meus caros,
Desde que saímos de Nimes os dias têm se apresentado nublado, com a sensação de que já vai chover, mas quando se aproxima de 11,00 horas abre um sol e esquenta muito. Agora, após o retorno para a Espenha, como era de se esperar, as noites têm sido bastante quentes. Só com ar condicionado para dormir bem.
A estratégia da viagem se mostrou acertada quando resolvemos inverter o trajeto, vez que a programação era iniciar pelo sul e voltar pelo norte. Agora que começa a esfriar na parte mais próxima do norte, estamos enfrentando um calor gostoso da metade sul da Espanha.
Hoje saímos por volta de 10,00 horas de Tarragona, passando na saída pelo seu parque industrial, que é  fabuloso. Aliás, durante todo o trajeto a paisagem foi misturada com agradáveis vistas da Costa Dourada com áreas industriais de grande porte. Nas proximidades de Valência estas últimas são preponderantes.
Durante o percurso demos uma parada me Calafat, pois estava ocorrendo uma corrida de moto velocidade na pista local. Deu tempo de assistir parte de uma bateria.
A parte mais interessante do trajeto foi conhecer o Parque Natural do Delta do Rio Ebro, o mais caudaloso da Península Ibérica e um dos mais importantes da Espanha. O delta, então, é assombroso Viajamos muito tempo por dentro da área do delta até chegar no lugar chamado Desembocadura. Embora um parque "natural" foi a maior plantação de arroz que já vi. Aliás, a visão se insere com precisão no conceito de formidável: bonito mas espantoso ao mesmo tempo. A plantação é muito bonita. Agora é espantoso ver um parque natural (que eles anunciam inexplorado) com plantações de arroz até no vaso de flores das empresas agrícolas que exploram o local. Plantada no meio do banhado do delta uma enorme indústria de beneficiamento. Naquele trecho do delta o rio não conhece mata ciliar. Começo a entender a sustentabilidade (a entender, compreenderam?): é o neoliberalismo querendo apropriar-se do meio-ambiente com falácia intelectual... Pelo menos um seguidor sabe a que estou me referindo... (rs), mas os outros podem compreender o sentido amplo da afirmação.
Chegamos a Valencia no final da tarde e ficaremos até terça. Amanhã é dia sem moto dedicado a explorar Valência.
A saudade deu mais uma volta de aperto...









Um comentário:

  1. Queridos Amigos. Ficamos atônitos com a situação do delta por vocês relatada. Inacreditável. Concordamos com tua crítica. Quanto ao mais, vocês sabem o quanto gostamos de Valência, especialmente a Dirlei. Não deixem de fazer a caminhada pelo rio seco até os majestosos prédios culturais. Curtam essa linda cidade também por nós. O blog já está atualizado com tudo de ontem e de hoje. Beijos. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir