Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

VIGESIMO OITAVO DIA

Caros amigos e seguidores,

Continuamos aqui na Chapada Diamantina, na cidade de Lençóis, que nos encantou sobremaneira. Uma cidade pequena, simpática, agradável e bonita, com muitos atrativos naturais a serem explorados. Bons restaurantes para a jantar e música ao vivo pelas ruas durante todo o tempo. O melhor, músicas que nos agradaram muito. Repertório que sempre pareceu sob consulta. Hoje daremos continuidade a esse tipo de noite. 

Hoje o dia foi, inicialmente, um passeio excelente de quadriciclo. Viajamos grande parte por um leito de rio que virou uma grande via de areia, com algumas passagens pela água. Fomos até um antigo garimpo e depois um belo banho no Rio Capivara.

Depois pegamos o carro para uma nova aventura em offroad pelo areião, agora sem guia, para conhecer uma Comunidade Quilombola.

Final da tarde com um bonito por do sol para nos despedirmos com pompa e circunstância deste lugar que é de voltar sempre. 

Amanhã iniciaremos a viagem de retorno. Agora é cumprir os 2.700 Km que nos separam de casa. Somente voltarei ao blog no final da viagem para a apreciação final sobre o tour e para publicar algumas fotos faltantes.

Fiquem atentos que em abril relatarei aqui outra viagem dos sonhos!

Abraços e curtam algumas fotos de hoje e da cidade.








Esta e as próximas duas são da comunidade Quilombola



















domingo, 29 de janeiro de 2017

VIGESIMO SETIMO DIA.

Caros amigos e seguidores,

Para relatar, tudo pode ser muito sintético, mas o dia foi bem intenso. Subimos logo pela manhã no morro Pai Inácio para uma vista panorâmica. Em certa medida houve algum prejuízo porque o dia amanheceu com uma névoa forte e quando estávamos subindo iniciou uma garoa. Ficamos um pouco com essa condição e depois ficamos alternando momentos mais limpos e outros com mais nebulosidade. De qualquer forma, foi um espetáculo ver a região lá de cima. Imagino o que será quando o dia está plenamente ensolarado.

Depois dai fomos conhecer a Caverna da Fumaça. Uma caverna muito especial e muito completa do ponto de vista das formações que são encontráveis no seu interior. 

Por fim, fomos até a Fontinha. Um lugar de águas claras que, além do banho normal, conta com tirolesa e flutuação em caverna. Um lugar mesmo especial.

Antes de tudo, havíamos conhecido Mucugezinho. Também um lugar para banho e muito especial do ponto de vista das formações de rochas e da claridade das águas.

Na volta, o guia indicou um caminho de terra/areia que foi uma verdadeira diversão, além de encurtar o caminho cerca de 25%. Ao chegar de volta na cidade o guia pediu que eu passasse por um rio seco somente para ele matar a curiosidade de como é transitar por um lugar com muita areia. Dei esse prazer ao guia! 

Vou colocar algumas fotos de paisagens e lugares da Chapada Diamantina, que é um lugar a ser visto um dia.

Abraços.












sábado, 28 de janeiro de 2017

VIGESIMO SEXTO DIA

Caros amigos e seguidores,

A visita que fizemos ao complexo da CHESF e que referi ontem, quando contei da gentileza do Wyle, foi extremamente interessante, porque nos mostrou uma hidroelétrica muito diferente daquela que conhecemos com o Acir em Foz do Iguaçu, o que é explicável pela diferença do tempo de construção entre elas. Chamou a atenção a criatividade e a preservação da natureza (na medida do possível) que estava presente nos empreendedores de então. Chamou a atenção a informação de que a Cachoeira de Paulo Afonso é reversível, como diz Wyle, já que em determinadas ocasiões ela pode ter seu curso normal, como ocorreu em 2013. Vocês verão uma foto com alguma água no seu curso, mas neste caso decorrente de algum vazamento em um dos vertedeouros.

Como referi, ontem foi dia de passeio pelo São Francisco. Nos hospedamos em Piranhas-AL embora tenhamos feito o passeio a partir de Canindé do São Francisco, do outro lado do rio. Lugares maravilhosos e de passado muito rico além de se palco de investidas de Lampião.

Navegar no São Francisco é muito especial. Os cânions do Xingó são mesmo impressionantes, embora o catamarã não entre no principais. Para nós, o que vimos já foi suficiente para deslumbrar. Normalmente a gente acha que o Rio São Francisco está morrendo em razão de poluição, mas não é verdade, ele está morrendo por mal tratadas as vertentes dele e de seus afluentes, mas em todos os lugres que estivemos nele é possível a utilização normal. Durante a viagem por terra, passamos por alguns canais da transposição. Obra que gera muita polêmica por aqui, mas que é interessante de ver.

Hoje o dia foi de viagem quase todo ele. Saímos cedo de Piranhas, entramos em Sergipe e depois na Bahia, chegando ao final da tarde na Chapada Diamantina. A cidade de Lençóis é uma verdadeira graça. Está lotada e com muitos estrangeiros. Bares e restaurantes que são uma verdadeira festa. Aliás, aqui é tempo de comemoração do Senhor dos Passos, padroeiro da cidade. Bandas nas ruas e na igreja do santo durante todo o tempo. Consta que será uma semana de festas. Os festejos começaram hoje. Teremos muito que aproveitar nestes dias. 

Amanhã começaremos os passeios. Hoje foi dia só de "reconhecimento".

Abraços.

Wyle, Cynthia e Heloisa no momento da nossa despedida

Chegando a Paulo Afonso




Cachoeira de Paulo Afonso, que pode reverter a qualquer momento, bastando liberar a água.