Caros amigos e seguidores,
Ontem não escrevi nada aqui porque ao voltar do jantar somente quis dormir. Foi novamente um dia intenso. Pilotando na areia, embora por estrada muito melhor - ou eu estava mais acostumado, ou as duas coisas -, e dia de conhecer os principais "fervedores" e uma cachoeira. Em todos os lugares tomamos banho. Logo, ao final do dia estava com muita vontade de uma cama.
Os fervedores nos impressionaram muito. Um fenômeno típico do Jalapão e descobertos (os primeiros) ao acaso, os fervedores decorrem de um brotar da água do lençol freático com alto grau de pressão. Como a água passa por uma camada de calcário e por uma importante quantidade areia, termina sendo água de extrema claridade e, por isso, termina parecendo ter a cor do fundo, que varia de acordo com o componente químico que tenha predominantemente. É muito interessante porque se pode tentar mergulhar como quiser que a força e a densidade da água não deixam o corpo afundar. Interessantes e belos os "fervedores".
Ontem no final da tarde tivemos uma chuva forte durante a visita de penúltima cachoeira do dia. Durante a noite choveu torrencialmente. Com isso, a volta para Palmas já foi de muito pouca areia mas de muita lama. Mudou o piso mas a diversão continuou a mesma.
Hoje chegamos em Palmas novamente e saímos novamente com Iara e Thaís. Fomos a um bar chamado Rio. Muito bom. Boa conversa. Com isso, nos despedimos de Palmas. Amanhã seguiremos em direção à Chapada das Mesas, em Carolina, no Maranhão.
ãoCumprimos mais uma etapa da viagem e conhecemos um lugar que sobre o qual tínhamos muita curiosidade. Impossível descrever o Jalapão. A certeza que fica é que é preciso conhecer. Uma das mais importantes reservas de água do país. Sempre que se fala em Jalapão imediatamente se associa a ideia de um deserto. Isso somente é verdade se for em razão de baixíssima densidade populacional e pela quantidade de areia. No entanto, o Jalapão é um oásis pela quantidade de água que se encontra em seu ecossistema.
Também hoje nos despedimos do nosso guia Dollar, o melhor guia que poderíamos ter. Recomendamos muito para quem tem interesse de fazer um passeio por aqui a companhia do incansável Neivaldo Castro - Dollar. Aliás, é preciso dizer que não é obrigatório o serviço de guia no Jalapâo, mas é absolutamente recomendável já que eles objetivam a visita e facilitam o desfrute dos atrativos.
Sem mais conversa, seguem algumas fotos de ontem e hoje.
Maravilha de cenários e variedade de ecossistemas. Acompanhando sempre, com muito interesse e torcida para que tudo corra bem. Beijos.
ResponderExcluir