Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ER-RACHIDIA-MERZOUGA-TINGHIR

Ontem, na hora em que pretendia fazer a publicação o sinal de internet estava um pouco fraco (mas considerem que estava no deserto), resolvi deixar para hoje.

Havia comentado que o dia entre Fès e Er Rachidia havia sido um dia que justificou plenamente a viagem. No entanto, não sabia o que viria pela frente. Se o trajeto anterior foi o mais bonito do ponto de vista da paisagem, a viagem entre El Rachia e Merzouga, uma comunidade plantada na entrada do Deserto do Saara foi intensa. Um pequeno trecho, mas efetivamente intenso. Do ponto de vista da pilotagem de motocicleta foi o melhor trecho até agora. Um pouco de off road para ver o vale do Rio Ziz de cima de um vale cavado pelo próprio rio. Depois uma passagem pelo vilarejo que fica exatamente nesse oásis muito verde decorrente da ação do rio. A região do oásis se chama Tafilat e é o maior do Marrocos e um dos maiores do mundo. Foi nosso primeiro contato com povos do deserto.  Passamos ainda por alguns lugarejos e por Rissani e chegamos ao Erg Chebbi. Erg é uma área de dunas. No Erg Chebbi fica a comunidade de Merzouga, onde ficamos instalados no Riad Kanz Erremal. A beleza do local está em que a parte dos fundos do riad fica exatamente no início das dunas. Muito próximo está a dunda Lala Marzouga, a mais alta do erg mencionado. No final da tarde a Heloisa, Lilian e Ida foram fazer um passeio de dromedário, enquanto Wilson, Cleyton e eu optamos por fazer uma brincadeira de quadriciclos nas dunas.  Uma bela diversão! Estávamos próximo 20 Km da fronteira com a Argélia.
Hoje saímos de Merzouga em direção a Tinghir. Foi um dia de pilotagem totalmente no deserto. Paramos em Alnif em razão de ser um local de muito interesse em razão dos fósseis que se encontram ali. Chegamos e Tinghir mas passamos pela cidade direto para conhecer a garganta do Rio Todra. Trata-se de um cânion feito pelo Rio Todra e pelo Rio Dades. As paredes do desfiladeiro chegam a atingir 160 m de altura. Resta ainda um pequeno glaciar no topo de uma das montanhas.
Agora estamos no hotel Saghro, de onde vislumbramos toda a cidade e as montanhas do entorno.































2 comentários:

  1. Queridos Amigos. Espetacular. Que fotos e que aventura. Lindos e únicos os locais visitados. Estamos adorando esta garupa e impressionados com o Marrocos. Já está no nosso caderninho, quem sabe, de carro. Vocês é que nos dirão qual a melhor maneira. Continuamos de olhos atentos e bem abertos para não perder nada. Grande beijo. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    As fotos ficaram muito lindas, captando cada vez mais os contrates do lugar! Ah, o turbante azul combinou contigo! rsrs
    Abraço,

    Solange

    ResponderExcluir