Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MEDINA DE FÈS

Primeiro quero observar que grafei Fez ao invés de Fès, porque vi em alguns lugares a primeira grafia, mas depois fiquei sabendo que ela indicava uma espécie de capuz usada pelos muçulmanos. A outra observação é que editei textos anteriores para atualizar com informações que a pressa não permitiu que o fizesse anteriormente.
Fès é uma cidade com mis de um milhão de habitantes, sedo que mais de quatrocentos mil vivem no interior da medina. A medina, como já dito anteriormente, corresponde ao centro histórico da cidade e se trata de uma mistura de centro comercial e religioso. 
A cidade foi fundada em 808 d,C. por Idriss II, que está enterrado no interior de uma mesquita, na área sagrada da medina. Em 810 foi construída a Mesquita de Qarawiyyb ou Karoussein, que é até hoje a maior Mesquita da África. Fès foi em vários períodos da história capital do Marrocos.
O dia de hoje foi dedicado a conhecer a medina. Segundo consta, visitamos cerca de um sexto de toda a área e gastamos cinco horas de caminhada. Isso dá a dimensão desse interessante monumento da humanidade. 
As indústrias de tapetes, artigos de couro e de metal, além do interesse comercial, terminam por gerar também interessantes obras de arte.
Há em Fès um número grande de hoteis e restaurantes que estão instalados em antigos Riads. Chama-se riad os palácios das famílias nobres. Por fora são fechados e sem qualquer atrativo. Seguem uma tradição muçulmana de que as casas devem ser humildes por fora e a ostentação é guardada para seu interior. Estamos parando em hotel dessa natureza e almoçamos hoje um riad ainda mais interessante. Algumas fotos, entre outras, abaixo mostrarão um pouco do(s) riad(s).


















Um comentário:

  1. Muito interessante e completa a postagem. Aprendemos muito. Esperamos mais novidades nos próximos dias dessa aventura ímpar. Beijos. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir