Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MARROCOS ADENTRO!

Depois de Tnger, que é uma cidade muito interessante, mas muito próxima da Europa e, por isso, com alguns costumes já muito europeus, adentramos efetivamente no Marrocos no dia de ontem. 
Saímos exatamente 9,00 horas do hotel em direção a Fès, passando por Chefchaouen ou Chaouen. Esta cidade está localizada na cadeia de montanhas chamada Rif, foi fundada em 1471 e foi a última cidade tomada pelos árabes, em razão mesmo da dificuldade decorrente de sua localização. Uma característica interessante é o colorido de suas casas, majoritariamente pintadas em diversos tons de azul, diferente das demais cidades do Marrocos. Agora, com a colaboração da Solange, que em comentário publicou o seguinte:"Trata-se de uma tradição herdada dos moradores judeus. É que os corantes azuis, derivados de caracóis e mariscos, tingiam as vestes dos reis do Antigo Testamento. Logo, a cor azul tornou-se uma referência sagrada para a cultura religiosa. Quando eles olhavam para a tintura, pensavam no céu azul, e no Deus acima de todos que fica nele.",  Fica explicada a razão do azul da cidade. É uma cidade muito turística em razão da proximidade com Ceuta e Tanger, mas é também de intenso turismo interno. Seu nome faz referência à forma de cornos (Choaua) da parte superior das montanhas que ficam na parte superior da cidade. Esta região é um dos principais pontos de produção da maconha.
Passando pela bela montanha do Rif, chegamos no final da tarde em Fès, que é uma mega cidade. Estamos instalados em Riad na entrada da medina (cidade antiga para os árabes). Hoje o dia será dedicado a ela. A medina de Fès é maior área urbana sem carro no mundo.
No final da tarde tentarei colocar aqui outras impressões sobre a viagem e sobre Fès. Por enquanto vou deixar algumas fotos do dia de ontem.





























2 comentários:

  1. Queridos Amigos. O spot nos tem dado a perfeita localização de vocês mas nada como essas belas e surpreendentes fotos, especialmente as paisagens e as cores da cidade e o relato e impressões pessoais de vocês. Aqui estamos nos preparando para um forte frio (zero grau na serra) e geada para o fim de semana. Ficamos na espera de notícias de Fez, que parece muito interessante. Beijos. Narcísio e Dirlei.

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou acompanhando a viagem e curtindo a bela paisagem!
    Encontrei na internet uma explicação sobre o motivo de as casas e edifícios serem pintados de azul. Trata-se de uma tradição herdada dos moradores judeus.
    É que os corantes azuis, derivados de caracóis e mariscos, tingiam as vestes dos reis do Antigo Testamento. Logo, a cor azul tornou-se uma referência sagrada para a cultura religiosa. Quando eles olhavam para a tintura, pensavam no céu azul, e no Deus acima de todos que fica nele.
    Abraço, Solange

    ResponderExcluir